As principais dúvidas sobre Energia Solar esclarecidas agora!
Muitas pessoas chegam com dúvidas sobre Energia Solar aqui na Dinamica. Decidimos reunir todas elas e criar esse artigo completo com as principais. Boa leitura!
A conta de energia está cada vez mais alta. Logo, é possível perceber um movimento que busca associar economia com sustentabilidade. E isso é sentido pelo aumento no número de instalações de placas fotovoltaicas.
Porém, para os marinheiros de primeira viagem, é comum surgir dúvidas sobre Energia Solar.
Aqui neste conteúdo, iremos te ajudar a compreender melhor sobre o tema e responder os principais questionamentos que chegam até nós, todos os dias. Vamos lá?
Quais são as principais dúvidas sobre Energia Solar que eu preciso conhecer durante o meu processo de escolha?
Bom, a Energia Solar está provando que veio para ficar. Diversos estados estão tendo altos investimentos em sítios com geração fotovoltaica. Além de cada vez mais surgirem empreendimentos – comerciais e residenciais (seja casas ou prédios) – que já contam com a tecnologia.
Fora que também é percebido um aumento linear de reformas que são feitas em imóveis que querem apostar na Energia Solar. Para aqueles que estão começando a pesquisa, dúvidas sobre Energia Solar não faltam.
A seguir, conheça as dúvidas que mais chegam aqui para nós. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
A conta de luz elétrica pode vir zerada quando contar com a geração solar?
Essa é uma das dúvidas sobre Energia Solar que mais caem para os nossos especialistas. E, infelizmente, a resposta é não! E, agora, a pergunta é porque isso acontece…
Vamos supor que a geração solar das suas placas, consigam sustentar seu uso mensal, sem precisar recorrer a fornecida pela rede elétrica. Porém, todas as companhias fornecedoras cobram uma taxa mínima de fornecimento, mais impostos.
Em cada região esse valor tem uma variação, porém, é impossível que venha R$0,00 para pagamento. Entretanto, alguns sistemas permitem que isso venha a acontecer, entenda no tópico a seguir:
E quando falta luz, a energia elétrica consegue suprir o consumo?
Essa é a segunda dúvida sobre Energia Solar que nos deparamos diariamente. Para compreender sobre esse tema, é preciso entender que existem 2 tipos de energia fotovoltaica que são instalados: On-grid e Off-grid.
Sistema On-grid:
Esse sistema é o mais comum que se encontra na instalação. Nele, toda energia gerada pelo sistema é armazenada no local de instalação. Então, tudo que é produzido é jogado diretamente para a rede elétrica da companhia fornecedora.
Então, qual o impacto real para o consumidor. Bom, como o seu sistema está gerando energia e jogando para a rede, isso gera créditos para o local. E esses créditos são convertidos em desconto na conta de energia.
Sistema Off-grid:
Já esse sistema conta com um armazenador de energia solar gerada. Algo como uma grande bateria que guarda tudo que foi produzido pelas células. Dessa maneira, ela pode ser utilizada quando for necessário.
Isso faz com que o imóvel – residencial ou comercial – tenha autonomia e não dependa da companhia elétrica. Ou seja, quando faltar energia, ele não será afetado, uma vez que o gerador entra em ação, utilizando sua reserva.
E quanto a durabilidade do sistema? Quanto tempo contarei com ele?
Quando pensamos em investimento, sabemos que a geração fotovoltaica exige um valor alto para instalação. E, por isso, ela está no nosso top de dúvidas sobre Energia Solar.
Para compensar o dinheiro investido, não basta apenas pensar na economia da conta de luz. Mas, também na durabilidade que o sistema solar vai ter! Mas, sobre esse ponto, temos ótimas notícias:
A maioria dos sistemas tem uma vida útil de 25 anos. Porém, com o avanço dos estudos, utilização de novos materiais e a chegada de empresas internacionais, a durabilidade pode chegar a até 30 anos. Incrível, não?
Entretanto, é sempre fundamental reforçar um ponto importante: para o seu sistema solar durar, a manutenção e cuidados precisam ser feitos periodicamente, seguindo sempre as recomendações do fabricante e instalador. Então, fique sempre atento.
Granizo pode danificar as minhas células fotovoltaicas?
Por via de regra, os painéis são produzidos com vidros temperados. Esse material sofre um processo que o prepara para ficar à prova de granizo. Mas, o que isso significa na prática?
Ser resistente, não é ser inquebrável. Mas sim que as placas são preparadas para não sofrer riscos sérios de quebrar com uma chuva, de forma tão simples. Porém, danos podem sim ocorrer ao longo do tempo, por isso é fundamental manter a manutenção regular.
E aí, conseguiu sanar grande parte de suas dúvidas sobre Energia Solar? Conta para a gente aqui nos comentários e compartilhe também suas experiências com essa revolução.