Compartilhe

Você sabia que pode valorizar um imóvel colocando energia solar?

Você comprou seu imóvel e ainda não sabe como valorizá-lo? Fique sabendo que a instalação de energia solar fotovoltaica pode ser um grande aliado na hora de vender sua casa, ou empresa.

Segundo o laboratório Berkeley, localizado nos Estados Unidos, nos últimos anos o valor da venda de casas que possuem um sistema fotovoltaico instalado, em comparação com casas que não geram a sua própria energia, tem valorização superior na hora da venda.

Os primeiros estudos mostraram que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, 15 mil dólares a mais por casas que possuíam um sistema fotovoltaico instalado.

Essa pesquisa também revelou que os compradores estavam dispostos a pagar mais dinheiro por casas que tinham energia solar, através de Leasing.

Quanto eu posso ganhar a mais no meu imóvel?

Casas com energia solar possuem um aumento que varia entre de 3% a 6% a mais, em seu preço, em relação às que não tem painéis fotovoltaicos instalados.

Atualmente mais de 600 mil casas e comércios produzem a sua própria energia com a luz do Sol, nos Estados Unidos.

E no Brasil? Como está o setor de energia solar?

energia solar residencial começou a dar os seus primeiros passos no Brasil em 2015.

Passados todos esses anos, o setor está em franca expansão no País, puxado também pelo barateamento na mão de obra para instalação.

Mas ainda estamos longe de potências mundiais. O Brasil instalou, no ano passado, no mercado residencial menos que 1% da quantidade instalada nos Estados Unidos.

Em números totais, somando-se o segmento residencial, não residencial e usinas, o Brasil instalou menos que 0,5% do que foi instalado no país norte-americano.

Qual o retorno financeiro para que eu invista em energia solar?

Com a criação da regulamentação 482/12 da ANEEL é permitido você instalar um sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica da sua casa, sem precisar usar baterias.

De acordo com a regulamentação, quando você produz mais energia do que está consumindo (por exemplo, na hora do almoço), o excesso produzido é devolvido à rede da distribuidora, através de um novo relógio de luz (relógio de luz bidirecional).

Você acumula créditos de energia em sua conta de luz para compensar durante a noite, dias chuvosos e meses em que você não produz tanto.

Além deste método de ‘devolução’ da energia que sobra, os aumentos sucessivos na tarifa de energia elétrica estão fazendo o brasileiro optar, cada vez mais, pela energia solar.

A energia solar possui um sistema seguro?

sistema de energia solar fotovoltaico também traz segurança para o seu imóvel. Imagine a seguinte situação: um apagão. Neste cenário, o fornecimento de energia é totalmente cortado.

Se o seu imóvel possuir um sistema com baterias e um controlador de carga, você se torna auto-suficiente, com sua rede funcionando totalmente independente à da concessionária.

O que achou deste conteúdo? Gostou das informações que viu? Acompanhe a gente todas as novidades aqui do blog assinando nossa newsletter!

Por Dinamica energia

Energia Solar