Compartilhe

O que é e como funciona a energia solar fotovoltaica?

Se você pensa em instalar ou já ouviu falar sobre energia solar, com certeza deve ter se passado pela sua cabeça: “mas como é possível que sol gere energia elétrica?”.

E é exatamente isso que nós vamos esclarecer até o fim deste conteúdo.

Para entender tudo sobre o assunto, primeiramente é necessário entender quais são os 3 principais tipos de energia solar. Sendo elas: energia heliotérmica, energia solar térmica e energia solar fotovoltaica.

Nesse artigo, focaremos apenas na energia fotovoltaica que é mais está em alta nos últimos tempos, devido ao seu principal benefício de fazerem as pessoas economizar até 95% na conta de luz.

 

O que é energia fotovoltaica?

O efeito fotovoltaico é o surgimento de uma corrente elétrica dentro da estrutura de um material semicondutor quando este é exposto às partículas de energia (fótons) da radiação eletromagnética (luz).

Os painéis solares (módulos fotovoltaico), são compostos células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, sendo o sílico (Si) mais utilizado pelas fabricantes de placas.

Quando a luz solar incide sobre o painel, os fótons energizam os elétrons dos átomos de silício das células solares, fazendo com que eles se desloquem pelas diferentes camadas do dispositivo e criem a corrente elétrica contínua que chamamos de energia solar fotovoltaica.

 

Como funciona a energia fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica funciona a partir de um sistema que é capaz de transformar a luz do sol em energia elétrica.

Mas como?

O sistema é composto por 2 principais equipamentos, sendo eles: o painel solar e o inversor, que iremos explicar mais a frente como eles funcionam.

Essa energia produzida pode ser distribuída, utilizada ou armazenada.

Você entenderá um pouco melhor como isso funciona nos próximos dois tópicos, onde vamos explicar qual a diferença de um sistema on-grid e off-grid.

 

Sistema on-grid

Para ficar mais fácil a compreensão, iremos dividir o processo em 5 etapas, sendo elas:

1) O painel capta a luz e a transforma em energia elétrica

Através do efeito fotovoltaico, quando o sol incide sobre a placa solar é produzido energia elétrica.

Para determinar a quantidade de painéis instalados, é feito um cálculo em relação a demanda energética para cada caso.

Geralmente quando maior o tamanho do painel, mais ele é capaz de gerar.

2) O inversor solar adapta a corrente elétrica

O inversor é responsável por adaptar a corrente contínua (CC) – produzida pelo painel solar, em corrente alternada (CA) – energia que é utilizada para ligar eletrodomésticos, ou qualquer outro aparelho elétrico utilizado por residências ou empresas.

3) A energia chega ao quadro de força e é distribuído para a unidade consumidora

Após sair do inversor, essas energia é enviada para o quadro de força e distribuída para o seu imóvel.

Como essa energia é produzida por você mesmo, não terá custo na utilização. Por isso, é possível que você a utilize como uma alternativa para reduzir drasticamente o custo da sua conta de energia e parar de comprar das concessionárias.

Um sistema fotovoltaico é capaz de atender toda a demanda elétrica de um imóvel.

No entanto, é necessário levar em consideração os fatores climáticos, características do local onde será instalado e o perfil de consumo.

Por isso, é de extrema importância que você realize o projeto com uma empresa de confiança e experiente.

4) A energia alimenta os aparelhos elétricos do imóvel

A eletricidade produzida pelos painéis fotovoltaicos é utilizada por lâmpadas, liquidificador, televisores, computadores, etc.

5) O excesso de energia é jogado de volta na rede concessionária – geração de créditos

No momento da instalação do seu sistema fotovoltaico on-grid, seu relógio de luz será substituído por um relógio bidirecional, este novo relógio é capaz de medir a entrada e saída de energia.

O que acontece normalmente é que durante o dia o sistema produz mais energia que consome, e esse excedente é convertido em créditos que você irá consumir em dias com pouca luz ou durante a noite, quando o sistema fotovoltaico não opera ou opera com baixa eficiência.

Todos os meses virá detalhado na sua fatura a quantidade de créditos gerados e consumidos, o saldo restante têm um prazo de até 60 meses para ser consumido.

Mas quando o projeto é bem executado, o sistema consegue suprir todas as necessidades de consumo do imóvel e é exatamente isso que irá resultar em uma economia de até 95% na sua conta de luz.

 

E o sistema off-grid, como funciona?

A única diferença entre os sistemas é que no off-grid, ao invés de ser enviado o excedente de energia para a rede elétrica, essa energia fica armazenada em baterias para ser consumida em dias nublados, chuvosos ou a noite – momentos em que o sistema gera pouca energia ou não gera.

Nesse sistema, o imóvel se torna completamente independente da concessionária e não tem mais ligação com o rede elétrica pública.

No entanto, se por algum motivo durante a noite por exemplo a energia armazenada nas baterias se esgotarem, você ficará sem energia.

Esse sistema é muito utilizado por pessoas localizadas em áreas de difícil acesso, onde a rede pública não chega.

Além disso, o sistema off-grid tem um custo mais elevado para instalação do que o on-grid, pelo fato de utilizar baterias na instalação.

 

Muito obrigado por ter lido esse conteúdo até aqui, e esperamos que tenha ficado mais claro para você como funciona a energia solar fotovoltaica!

Por Dinamica energia

Energia Solar