Quer economizar energia na sua empresa? Confira essas 5 dicas
Quer economizar energia na sua empresa? Este é o grande desafio do empresário brasileiro ao tentar reduzir, ao máximo, os custos de seu negócio. Neste conteúdo, mostramos que é possível com 5 dicas. Boa leitura!
Antes de mais nada, gostaríamos de deixar bem claro: para você economizar energia na sua empresa, precisará investir! Mas não estamos falando em um investimento com retorno demorado, muito pelo contrário!
Em menos de um ano sua empresa já começará a ver resultados.
Com essa redução em energia, esse valor pode ser aplicado em outras áreas, visando melhorias que provavelmente sua empresa não faria por não economizar.
Neste texto, vamos dar cinco dicas de como economizar energia na sua empresa, para você otimizar o investimento com essa conta recorrente e sobrar mais para outros setores. Confira!
Equipamentos novos, nos locais corretos
Compre sempre os aparelhos avaliados e certificados pelo PROCEL. Máquinas antigas costumam consumir muita energia. E isso vai doer no seu bolso!
É claro que você vai gastar um pouco a mais para trocar seus equipamentos, mas este retorno vem em forma de economia na conta de energia.
Mesmo que o custo da troca de equipamentos seja mais alto, no longo prazo o investimento vai compensar com a economia na conta de energia.
A renovação dos equipamentos pode incluir não só os equipamentos responsáveis pela produção do seu negócio, mas também equipamentos acessórios, como luminárias, ar condicionado e ventiladores.
Sensores de presença ajudam na economia
Sensores de presença também são alternativas para que você aproveite melhor a iluminação artificial.
Se não puder instalá-los em todos os ambientes, prefira os lugares em que os colaboradores ficam por pouco tempo, como banheiros, corredores e cômodos de entrada para outras salas.
De acordo com estudos, a instalação de sensores pode proporcionar uma economia de até 55% na conta de energia.
Estes sensores detectam a movimentação de fontes de calor, como pessoas, através de um infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência de movimento, de acordo com o tempo programado.
Conscientização dos colabores
Para empresas maiores, um dos problemas enfrentados é conscientizar seus colabores para que não desperdicem energia.
Essa conscientização é fundamental para sua empresa melhorar a gestão energética. Gestores de Recurso Humano (RH) sugerem que você crie metas de redução de consumo e ofereça algum prêmio, caso obtenha sucesso.
De nada adiantará todo o investimento na troca de equipamentos se quem trabalha na empresa não estiver determinado a reduzir o consumo de energia.
Envolver todos e deixar clara a necessidade de economizar energia é necessário para que o plano de eficiência energética seja bem sucedido.
Distribuição de lâmpadas
Faça um estudo em sua empresa para saber se as luminárias estão dispostas corretamente. É preciso que a iluminação artificial se torne eficiente para reduzir o consumo de energia.
Arquitetos especializados em projetos de iluminação são os mais indicados para esse tipo de levantamento.
Há espaços de trabalho que exigem iluminação mais apurada, como salas de Engenharia, desenho, cartografia, arquitetura e registros. Já salas de arquivos, por exemplo, podem ter uma iluminação menor.
Para economizar energia na sua empresa, invista em energia solar!
Já está em vigor uma norma do governo que permite o abatimento de créditos de energia solar da conta de energia. Funciona assim: toda energia solar gerada e não usada por empresas pode ser transformada em créditos, e o valor descontado da fatura de energia.
O investimento em energia solar tem se tornado cada vez mais acessível, nos últimos anos. Faça uma avaliação e verá que vale a pena o investimento.
Por ser renovável, sustentável e captada por um sistema de alta durabilidade, a energia solar se apresenta como um investimento com alto retorno, e as linhas de crédito disponíveis tornam extremamente viável adquirir um sistema para sua empresa ou residência.
O sistema dura décadas, com pouca necessidade de manutenção e incrível potencial energético, reduzindo as contas de luz em mais de 95% em média. Isso sem contar os inúmeros benefícios ao meio ambiente. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe!