Compartilhe

Cuidados para contratação do seu sistema de energia solar

A energia solar fotovoltaica e outras fontes renováveis estão em constante crescimento no mundo e também no Brasil.

Se você chegou até nosso conteúdo, é porque está na fase de decisão de como instalar seu sistema de energia fotovoltaica: Como devo confiar e contratar uma empresa para instalar o sistema?

Para te ajudar nesse momento e escolher o melhor, para investir de forma segura na energia elétrica para o seu negócio, que montamos esse conteúdo. Entenda melhor a seguir:

O crescente aumento pela procura da energia solar

Antes de começarmos, é essencial entendermos porque essa fonte de energia limpa e sustentável vem ganhando ainda mais adeptos.

Existe um movimento exponente em busca das placas fotovoltaicas. Isso ocorre por diversos motivos, que demonstram esse crescimento: A preocupação com o meio ambiente, junto a busca por energias limpas e renováveis, descontentamento com o preço da energia elétrica, custos elevados, retorno rápido, investimento e a grande economia alcançada.

O sistema de energia sollar têm garantia de 25 anos, porém, existem estimativas que podem chegar até a 30 anos (com a devida manutenção e materiais de boa qualidade), o que garante uma autonomia ainda maior.

Se você já bateu o martelo sobre a instalação do sistema de energia solar na sua empresa, agora, vamos descobrir o que é preciso entender antes de contratar uma empresa de energia solar. Vamos lá? 

O que devo reparar na hora de escolher uma empresa de energia solar ?

Primeiro, existe uma diferença entre integrador e uma empresa de energia solar completa.

Como o próprio nome já entrega a principal diferença entre eles: a figura do integrador é de um prestador de serviços, que vai realizar apenas algumas etapas do processo.

Enquanto isso, a empresa de energia solar é aquela que cuidará do seu projeto desde o início (escolha dos materiais, orçamentos, instalação), até o fim (manutenção e reparos).

Leia também: Conheça as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica

Papéis do integrador

Normalmente, cada integrador tem uma função específica no projeto de instalação da energia solar no imóvel. Normalmente, suas funções são:

  1. Intermediador: ele quem vai fazer a venda e pós-vendas entre o comprador e a empresa que fornece os equipamentos e serviços;
  2. Projetista: o intermediador também se responsabiliza pela análise de viabilidade e estudo de instalação do sistema de energia solar. Além disso, também fica em sua função o preparo do documento que será submetido à concessionária.
  3. Instalação: Após todos os trâmites anteriores realizados, por fim ele realiza a instalação no imóvel. As primeiras manutenções preventivas são feitas por ele também.

E a empresa de energia solar completa?

Já quando se contrata uma empresa, todas as funções anteriores e todo o resto não coberto pelo integrador, são realizadas diretamente pela empresa. Sem intermediários, com garantias, contato direto com os fornecedores e muito mais.

Porém, sabemos que a contratação de uma empresa de energia solar sai mais caro do que um integrador. Porém, desde pequenos ouvimos um ditado muito popular: O barato pode sair muito caro!

Então cabe a você colocar na balança as vantagens de cada uma das opções e fazer a escolha. Mas não podemos deixar de apresentar alguns pontos que você precisa ter atenção:

Garantia de equipamento de qualidade

Uma empresa que já está consolidada e atua há anos no mercado, já sabe o material certo e as células que tem a qualidade necessária.

Um integrador pode acabar tendo pouca experiência nesse quesito. Devemos ressaltar que o nível do equipamento pode reduzir – ou exponenciar – a durabilidade do seu sistema de energia solar como um todo.

Suporte após a instalação

Quando se contrata uma empresa de energia solar, existe uma garantia para problemas no equipamento a longo prazo.

Desde manutenções preventivas, até trocas que sejam necessárias, tudo isso é mapeado no fechamento do negócio.

Grande parte dos integradores finalizam seus serviços na instalação. Claro que alguns oferecem algum benefício a mais, mas não é via de regra.

*Vale lembrar que nem todas as empresas oferecem esse benefício da garantia, é extremamente necessário avaliar antes da contratação.

Problemas graves e golpes

Apesar de ser raro, pode ocorrer que o integrador não seja um profissional habilitado em energia solar e isso será desastroso para o seu projeto. Além de, claro, lhe custar muito dinheiro e dor de cabeça.

Além disso, golpes podem ser frequentes, com ações de má-fé que prometem vantagens inexistentes a um preço maior.

Empresas já consolidadas no mercado te trazem essa segurança e idoneidade, o que te deixa mais tranquilo que seu sistema de energia solar vai ser de qualidade.

Fica claro que não estamos dizendo que não se devem usar integradores ou que todos são um risco, existem bons integradores no mercado de energia solar. Porém, por ser um investimento alto em um projeto sensível, que cada detalhe importa, o ideal é optar pelo que mais vai agregar para o seu projeto. E aí, o que achou do nosso conteúdo? Já está mais seguro na hora de escolher uma empresa de energia solar completa para cuidar do seu projeto? Deixe seu comentário aqui no post!

Por Dinamica energia

Energia Solar