Afinal, o que é uma célula fotovoltaica?
Aqui no blog da Dinâmica já falamos com mais detalhes sobre o que é o módulo fotovoltaico. Agora, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o que é a célula fotovoltaica.
Afinal, a energia solar vem ganhando força nos últimos anos, e está se tornando realidade para muitos brasileiros e cada dia mais, ganhando investimentos — públicos e privados.
É fundamental conhecer ainda mais sobre cada parte desse sistema de geração de energia solar limpa e renovável. Vamos juntos?
O que exatamente é a célula fotovoltaica?
Ela é um dos componentes essenciais para o funcionamento da geração de energia. São as células que absorvem a radiação solar e a converte, através de uma reação física nos módulos.
Logo, são dispositivos feitos de um material semicondutor, sendo que cada marca utiliza tecnologias e materiais diferentes para sua produção. Entretanto, o mais popular é a utilização do silício cristalino.
Um pouco da história desse componente
As células fotovoltaicas apareceram há muito mais tempo do que imaginamos. Seus estudos se iniciam a partir da primeira metade do século XIX, com os estudos do físico francês Edmond Becquerel.
Depois de anos de testes científicos – chegando a passar até por Einstein, a primeira célula fotovoltaica foi comercializada em 1954, pelo laboratório Bell.
No ápice da corrida espacial, essa tecnologia foi especialmente aproveitada e ganhou força total. Começou a ser comercializada para satélites nos anos 60, onde se tornaram a principal fonte de energia para o funcionamento desses aparelhos.
Até então, o material utilizado era o silício cristalino, porém, nos anos 90 o avanço tecnológico permitiu mudar para um material mais resistente e com mais poder de semicondução – o arsenieto de gálio.
Com a comprovação de sua eficiência e, principalmente pela necessidade de produção de uma energia renovável e mais barata, essa tecnologia chegou para o público em geral.
Desde então, vem crescendo e se tornando mais popular!
E como funciona a célula fotovoltaica?
A célula fotovoltaica é peça indispensável para o sistema de geração solar. Ela quem possui o papel de absorver e converter a radiação em energia elétrica. Mas, você já parou para pensar como essa conversão ocorre?
As células são feitas com um material semicondutor, normalmente o silício, certo? Esse material é produzido com dois lados: um com prótons (positivo) e outro com elétrons (negativo).
A luz solar, ao atingir esse material, causa uma reação chamada de “efeito fotovoltaico”. Ou seja, agita os dois lados, fazendo com que eles se movimentem e gerem a energia elétrica, que é canalizada pelos demais componentes do sistema.
Incrível, não?
Leia também: Vale a pena financiar a energia solar?
Está pensando em investir na energia solar?
Você sabia que a energia solar é um dos investimentos mais promissores e em ascensão atualmente? A alta demanda pela sustentabilidade e mais equilíbrio com a natureza, associado pela necessidade de fontes mais baratas de energia, está alavancando os investimentos nessa área.
Além disso, é muito mais fácil conseguir incentivos e empréstimos para adquirir seu próprio sistema. Praticamente todos os bancos já possuem linha de crédito dedicada para esse fim e com condições muito atrativas.
Nós temos um ebook bem completo sobre esse tema, não deixe de conferir.
E se já está decidido a entrar nesse momento de transformação e economizar uma boa grana com energia elétrica, conheça os serviços especializados da Dinâmica Solar.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.