Compartilhe

Tire todas suas dúvidas sobre módulo solar

Levanta a mão quem já cansou de ouvir a expressão “placa solar”. 

Provavelmente, é a única expressão que até então conhecia, ou julgava ser certo! Entretanto, existe um grande equívoco e é uma terminologia totalmente incorreta, sendo o módulo solar a mais correta de ser utilizada.

Esse ponto é uma das inúmeras dúvidas sobre esse sistema de geração fotovoltaica, que permeia a cabeça de muitos que querem investir na tecnologia.

Fique tranquilo, esse é o conteúdo certo para sanar todos os seus questionamentos sobre a energia solar, vamos lá?

O que é módulo solar?

Como o próprio nome já sugere, é o conjunto de equipamentos que absorvem a energia do sol e enviam para os sistemas que a convertem para o uso elétrico. Os módulos (placas) ao serem conectados, se transformam no que chamamos de painéis solares.

Esses, são conectados ao transformador e gerador de energia – que pode ser on-grid (conectado diretamente ao sistema elétrico do imóvel) ou off-grid (gera a energia e armazena ou “joga” para a rede).

Para o seu devido funcionamento, o sistema precisa da exposição à luz do sol. Logo, locais com sombras em grande parte do dia, vão prejudicar os módulos e, até, estragá-los.

Cada módulo solar é capaz de gerar uma determinada potência, variando de acordo com a marca ou modelo. Logo, é durante a avaliação do projeto, que será definido a quantidade de módulos necessários para a sua necessidade.

O quanto pesa e qual o tamanho de um módulo?

O peso do módulo varia de acordo com o modelo e tipo utilizado. Porém, todo o sistema é composto por células que possuem a mesma medida e peso, para não gerar risco ao projeto.

Em média, as medidas de cada módulo são: 2 metros de altura, 1 de largura e 4 centímetros de espessura (grossura). Já o peso pode variar, chegando a até 25 kg, por célula.

Logo, o peso total do sistema, dependerá da quantidade de módulos que serão usados para compor a instalação!

E como o módulo solar gera energia?

O processo de geração elétrica por luz solar parece quase que uma mágica, não? Mas, na verdade, é um conjunto de processos físicos. Esses processos são denominados Efeitos Fotovoltaicos e foi descoberto pelo físico francês Edmond Becquerel no século XIX.

Mas o que é esse efeito e como ele se relaciona com a geração de energia?

Cada célula fotovoltaica possui uma capacidade e potência de geração elétrica, a partir da insolação. A capacidade de geração do módulo completo, é composto pela potência de suas células.

Logo, basicamente o efeito ocorre quando os fótons – partículas de luz do sol – se chocam com as células e causam uma reação com o material semicondutor que elas carregam.

Esse material é um grande conhecido da nossa rotina: o Silício, segundo elemento mais abundante na natureza, utilizado para fabricação de diversos dispositivos eletrônicos e módulos solares.

Ao ser combinado com outros materiais, ele gera duas camadas opostas – uma com carga positiva (prótons) e outra negativa (elétrons). Ambas são sobrepostas na célula, sendo que o lado negativo fica em cima.

Quando a energia solar se choca com a célula, causa uma reação com o silício, gerando uma reação em cadeia e deslocando os elétrons do lugar. É uma corrente elétrica, gerando o que conhecemos como energia solar.

Os módulos solares são resistentes?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem está procurando investir na tecnologia. Dependendo do módulo, existem diversos modelos que trazem diferenças na sua composição – alguns com camadas extras de vidro.

Entretanto, seja qual for o tipo, a resposta é sim, eles são (e precisam ser) muito resistentes. Afinal, estão expostos ao ambiente e suas intempéries – chuvas de granizo que o digam!

Porém, ainda assim é importante ter muito cuidado, especialmente no manuseio. O vidro do módulo é feito para proteger, porém, suas células são frágeis. Logo, se alguma célula quebrar no vidro, vai ser necessário trocar o módulo inteiro, caso contrário, ele vai apresentar vários defeitos, poderá gerar prejuízos e até riscos grandes como incêndios.

Quais são Garantia do Módulo Solar

Aqui é importante frisar que existem dois tipos de garantias: a de fabricação e a de geração da energia solar. Os módulos são garantidos contra defeitos de fabricação por uma média de tempo de 5 anos – algumas empresas oferecem 10 anos.

Já sobre a geração, a fabricante oferece pela promessa que o módulo deve durar até 25 anos, com 80% da sua capacidade e potência de geração.

Mas, quando falamos sobre o aspecto garantias, é essencial muito cuidado! Grande parte das fabricantes são estrangeiras, logo, é preciso se certificar que elas tenham um representante autorizado aqui!

E como é realizada a manutenção do sistema?

É preciso diferenciar a manutenção periódica do sistema – que é feito por uma equipe especializada para verificar a parte elétrica e de equipamentos, do cuidado regular que o proprietário precisa ter.

Como é um vidro que fica exposto ao ambiente, regularmente é preciso limpar a superfície do módulo solar, para tirar poeira, poluição e outras sujeiras. Isso pode afetar a geração de energia se não for feito.

Já a periódica, pode ser realizada uma vez (no máximo duas) ao ano. Eles vão procurar danos no módulo, realizar testes elétricos e avaliar todos os componentes do sistema de geração fotovoltaica.

Porque o módulo solar é o melhor investimento?

Nossa sociedade está passando por uma grande preocupação: ser sustentável e, em contrapartida, ter mais economia – especialmente frente a um momento onde tudo está em alta!

Ela é uma energia limpa, renovável e que é capaz de gerar uma economia de até 95% na sua conta de energia elétrica. Só não é possível zerar, porque pelas normas da ANEEL, todo consumidor é obrigado a pagar a taxa mínima – referente a manutenção da rede.

Além disso, o sistema fotovoltaico possui uma alta durabilidade – podendo chegar com os devidos cuidados e manutenção a 30 anos de geração de energia.

O retorno do investimento também é um grande atrativo: para o consumo residencial, o sistema se paga em até 4 anos. Enquanto para os comerciais, esse número cai para pouco mais de 3 anos. Incrível, não?

Como posso adquirir o módulo solar?

Por mais que seja possível comprar de maneira avulsa e contratar á parte para instalar, essa não é a prática mais segura e nem a recomendada. Além dos módulos possuírem suas especificidades (que varia para o seu uso), a instalação é muito delicada e fundamental para o perfeito funcionamento.

Para que o projeto seja bem-sucedido, desde o planejamento, estudo e instalação, é fundamental contar com quem é especialista no assunto!

Nós da Dinâmica Solar, possuímos ampla experiência e podemos te ajudar a realizar um grande investimento, gerando economia e segurança para o seu dia-a-dia. O que está esperando para entrar em contato com um de nossos especialistas?

Por Dinamica energia

Energia Solar