Compartilhe

Você sabe qual é o estado que mais gera energia solar no Brasil?

Você imagina qual estado gera mais energia solar no Brasil?

Ultimamente, a pauta da sustentabilidade nunca esteve tão em alta como agora. Isso elevou a procura por fontes de energia limpas e, principalmente, econômicas.

Logo, a geração por energia fotovoltaica está em alta e cada vez mais pessoas buscam por esse diferencial. Entenda mais a seguir:

O crescimento da energia solar no Brasil

Diversos fatores foram decisivos para o “boom” dessa energia sustentável.

Além do apelo ambiental e o equilíbrio entre homem e natureza, o crescente aumento da energia elétrica e seus custos, foi outro grande incentivo para o crescimento dessa procura.

Apesar de ser considerado um investimento, a chegada de mais opções e empresas no mercado, associadas à crescente oferta de financiamento com custos atrativos, deixou mais atrativa a opção de energia solar.

Além disso, o investimento inicial disposto, é recuperado em médio prazo, com a economia gerada pelo uso das células.

Fora isso, sua durabilidade é impressionante: dependendo da tecnologia e se feito a manutenção corretamente, pode chegar a 30 anos.

Leia também: Você sabia que pode valorizar um imóvel colocando energia solar?

E com esse crescimento, que estado lidera o ranking que mais gera energia solar no Brasil?

Sem mais delongas, segundo dados sobre energias renováveis disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahia é o estado que mais utiliza geração limpa.

Somente esse estado, representa o total de 36% de geração de energia solar no Brasil. Contando com 29 parques de geração – das quais 24 estão 100% operantes – a Bahia gera mais de 150 gigawatts.

Só para se ter ideia, essa quantidade de energia poderia alimentar mais centenas de milhões. Incrível, não? Além de evitar a emissão de toneladas de gases do efeito estufa. Bom para o bolso e excelente para a natureza.

E, porque a Bahia tem essa posição de destaque?

O estado possui a maior irradiação solar de todo o país, sendo considerado um dos melhores índices do mundo inteiro. Todo esse destaque traz muitos benefícios para a região!

Além da economia gerada, o estado que mais gera energia solar no Brasil ganha mais visibilidade do ponto de vista de investimentos. Até o momento, mais de 3 bilhões de reais foram investidos nos municípios que sediam os parques.

Isso gerou milhares de empregos diretos e indiretos. Seja na construção dos parques, até a instalação dos equipamentos e empresas que se instalaram nas cidades.

A experiência que a Bahia está nos mostrando, nos mostra importantes lições que devem ser aprendidas. Gerar energia solar no Brasil é uma maneira eficiente e sustentável de gerar renda, empregos, girar a economia e ainda economizar gastos.

Desenvolvimento econômico não precisa ser inimigo do meio ambiente e nem destruir a natureza. As energias renováveis são a prova viva de que essa correlação existe, trazendo ganhos para os dois lados.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades aqui do Blog da Dinamica!

Por Dinamica energia