Compartilhe

Usina solar em pleno funcionamento na Santa Casa de Araraquara

Você está sabendo do mais novo mega projeto da Dinâmica Energia Solar? 

Desde o ano passado, fizemos um mega planejamento para instalar uma usina solar fotovoltaica com potência de 137 kWp no hospital filantrópico Santa Casa de Araraquara.

Todo o projeto da usina foi idealizado e desenvolvido pela empresa Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Esse mega programa contou com o investimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – que aportou mais de R$450 mil. Além da instalação da usina propriamente dita, também trocamos todas as lâmpadas comuns do hospital, pelas econômicas e duradouras de LED.

Porque instalar uma usina solar em um hospital?

Para seu bom funcionamento, o hospital precisa de diversos equipamentos – sejam eles para realização de exames, ou até para realizar todo suporte à vida.

Logo, todo esse aparato, leva a um alto consumo de energia elétrica – e, obviamente, eleva seu custo operacional.

Porém, instituições como a da Santa Casa são consideradas filantrópicas. Essas entidades são particulares, porém, sem fins lucrativos.

Logo, sobrevivem com doações, atendimentos particulares e aporte do Sistema Público de Saúde para garantir seu funcionamento.

E, nem sempre essa conta fecha! Esses hospitais são fundamentais para o serviço de qualidade e acessível para todos. Porém, não é difícil encontrar muitas Santas Casas com problemas para continuarem funcionando.

Logo, toda redução de custo e economia gerada, significa mais dinheiro para investir em mais equipamentos e aumentar o atendimento para a população.

A instalação de uma usina solar, vem com 2 ótimas propostas: economia e sustentabilidade ambiental!

E o que o projeto contemplou e quais seus números?

Para a instalação, foram colocados 264 painéis solares, mais os devidos inversores. Ao todo, a duração de todo esse projeto foi de quase 12 meses, devido a sua complexidade e importância.

A CPFL informou números impressionantes dessa execução: com todo o sistema em completo funcionamento, o hospital vai poupar mais de 200 MWh ao ano. Mas, você consegue imaginar isso em reais?

Na conta da instituição, ela vai poder contar com mais de R$91 mil ao ano, com a economia gerada pelo uso da usina solar. Incrível não?

Além de todo esse benefício, esse tipo de projeto é mais um degrau na longa jornada para a sustentabilidade ambiental. Afinal, é um ótimo exemplo a ser seguido e mostra os esforços em atingirmos esse sonho.

Segundo o próprio diretor-geral da Santa Casa de Araraquara, Rogério Bartkevicius, toda essa economia será 100% revertida em novos investimentos para atender melhor seus pacientes.

A seguir, deixamos uma fala de nosso gerente comercial Artur Cantador Bernardo, publicada pelo Canal Solar:

“É graficamente para nós da Dinâmica Energia Solar ajudarmos as pessoas da nossa sociedade. A Santa Casa de Araraquara deverá reduzir seus custos, com isso poderá destinar essa economia para compra de novos equipamentos e para a melhoria da unidade”, destacou Artur Cantador Bernardo, gerente comercial da Dinâmica Energia Solar.

Nós, da Dinâmica Energia Solar, temos o compromisso de levar a melhor tecnologia fotovoltaica para a sua empresa, unindo sustentabilidade e economia na mesma equação.

Conte para nós aqui nos comentários, o que achou da ação e deixe também sugestões, participe conosco dessa transformação!

Por Dinamica energia

Energia Solar