Sistema fotovoltaico: você sabe o que é?
A energia solar está em alta no Brasil. Não é a toa que, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se estima que até 2030 mais de 10% de toda a energia será produzida a partir de sistema fotovoltaico. Isso é possível por 3 grandes motivos principais:
- O crescimento da procura e a chegada de novas empresas que ofertam a tecnologia, fez com que o preço ficasse cada vez mais acessível;
- Os governos estaduais perceberam as vantagens do sistema e começaram a apostar e investir na energia solar, dando incentivos;
- O Brasil é um país privilegiado pela natureza: o sol brilha forte na maior parte do ano, em quase todos os estados.
Dessa maneira, é comum que mais e mais pessoas e empresas procurem saber sobre o tema, afinal, ela é uma energia limpa, renovável e que pode garantir uma economia significativa com conta de luz. Para entender mais sobre o tema, confira nosso conteúdo:
O que seria um sistema fotovoltaico?
Muitas pessoas ainda têm dificuldade de entender o que exatamente é o sistema. Alguns acreditam que seria apenas uma parte dele, outros nem fazem ideia da complexidade que é a geração de energia solar.
O sistema fotovoltaico é composto por todos os componentes necessários para que ele funcione – desde a captação da energia solar, até a conversão dela em eletricidade.
Esse sistema pode ser feito para produção em larga escala – as famosas fazendas de geração solar – até a produção para uso próprio, como as residências e empresas.
Como esse sistema funciona?
Todas as partes funcionam de maneiras específicas. As placas – que constituem os painéis – são responsáveis por captar os raios solares. Elas são produzidas para realizarem um choque entre os íons e prótons invertidos em sua composição.
Depois disso, o inversor converte essa produção em energia elétrica, que é armazenada em baterias (no sistema off-grid), ou alimenta a rede (on-grid).
O projeto de instalação, deve levar em conta diversos fatores para poder ser devidamente instalado e aproveitado em sua totalidade. Por exemplo:
- Cuidado com o local de instalação: é preciso que os painéis tomem sol o tempo inteiro, evitando sombras. Não tomar cuidado com isso pode danificar o sistema fotovoltaico e prejudicar o objetivo.
- Leve em conta a quantidade de energia necessária para o seu uso, especialmente à noite. As baterias precisam ser capazes de armazenar a quantidade que você precisa para os períodos que não tem sol – como a noite.
- Leve em conta o clima e a insolação do local onde você mora. Afinal, cada região do país possui sua característica e isso vai influenciar na instalação e geração de energia solar.
Quais são os tipos de sistemas fotovoltaicos?
Os sistemas são divididos em duas classes principais: o on-grid e o off-grid. Porém, dentro de cada um, existem tipos diferentes, com aplicabilidades distintas e benefícios próprios. Entenda mais cada um deles:
Sistema residencial:
Normalmente, aqui no Brasil, as residências utilizam o modelo on-grid, ou seja, geram a energia solar e devolvem para a rede elétrica que está conectada.
Em contrapartida, as empresas fornecedoras do serviço, retornam isso na forma de um desconto na conta de energia – que pode vir consideravelmente reduzida.
O cálculo do tamanho do sistema, deve considerar o consumo de energia médio por espaço, somando com a quantidade de cômodos.
Sistema fotovoltaico comercial
Todas as empresas podem se beneficiar da energia solar. Seja uma indústria de médio a grande porte, ou um comércio de bairro, a geração limpa pode trazer inúmeros benefícios para eles.
A economia na conta de luz pode chegar a mais de 80% nos sistemas comerciais que utilizam a rede on-grid. Esse dinheiro economizado pode ser convertido no que realmente importa: a expansão do seu negócio.
Já o sistema off-grid, deixam o espaço auto suficiente, porém, exigem um sistema mais robusto e completo, contando com inversores, suportes e controladores de carga. Esse sistema é recomendado para áreas rurais ou remotas, que tenham dificuldades com a geração tradicional de energia.
Seja ele qual for, o sistema fotovoltaico é a melhor escolha
A demanda por energias limpas, renováveis e econômicas está crescendo. O constante crescimento na tarifa da conta elétrica, associado com a necessidade de ser mais sustentável, está acelerando de forma exponencial a demanda pela geração solar.
Não é de se estranhar então, que os bancos também estão de olho nesse movimento e oferecem facilidades e linhas de crédito próprias para esse fim.
Se você deseja saber mais sobre o assunto e descobrir qual o melhor tipo de investimento, nós temos o material certo para você: baixe agora, gratuitamente, nosso ebook exclusivo sobre os melhores investimentos para Energia Solar e encontre o seu!
Energia Solar
Outras matérias que você pode gostar!
A Dinâmica Energia Solar está na mídia!
Ler mais →Energia Solar

Renovamos a marca da DINAMICA ENERGIA SOLAR!
Ler mais →Energia Solar

Energia tradicional x energia solar: qual a melhor opção atualmente?
Ler mais →Energia Solar

Você sabe qual é o estado que mais gera energia solar no Brasil?
Ler mais →