Compartilhe

Energia solar é renovável e faz parte de indicadores ESG para empresas

Você já ouviu falar na sigla ESG? Ela se refere ao termo em inglês Environmental, Social and Governance. A Energia Solar é renovável e tem toda a ligação com essas práticas empresariais.

Mas, o que significa esse termo? Qual sua relação com a geração de energia fotovoltaica e por que as empresas precisam estar atentas a essa mudança de mentalidade e práticas? Entenda melhor sobre esse tema no nosso conteúdo a seguir:

O que é ESG?

Em tradução livre, significa Ambiental, Social e Governança, sendo uma prática que avalia medidas e políticas de cuidados com o meio ambiente, responsabilidade social e melhores hábitos de governança empresarial. Ela vem como uma transformação daquele pensamento de que o lucro é a única coisa que importa em uma empresa.

Diversos estudos já comprovam que companhias que adotam essas práticas, alcançam melhores resultados e até aumentam consideravelmente seus lucros e posicionamentos de mercado.

Logo, o ESG é uma forma de medir e avaliar o quanto um negócio está focado em reduzir impactos ambientais, além de contribuir para uma sociedade com equidade e com processos sólidos e seguros de gestão empresarial.

Então a Energia Solar é renovável?

Para atender as exigências de indicadores ESG, um dos pilares essenciais é ser sustentável com o meio ambiente. Ou seja, contribuir com práticas que visem reduzir os impactos ambientais gerados pela produção e consumo. Confira agora algumas dessas metas, que visam a redução e controle de diversos fatores:

  • Reduzir o aquecimento global e emissão de carbono;
  • Controlar a poluição do ar e da água;
  • Praticar a biodiversidade;
  • Acabar com o desmatamento;
  • Ter técnicas efetivas de eficiência energética;
  • Melhorar a gestão de resíduos;
  • Prevenir e achar alternativas para a escassez de água.

Então, a energia solar é renovável porque atende a várias das metas que descrevemos acima. A geração fotovoltaica não emite gases de efeito estufa, não é poluente, não afeta ecossistemas ou biomas e é uma geração totalmente eficiente, que não depende ou é afetado por fatores climáticos.

Em todo o mundo, as fontes de energias solares são as formas de geração sustentáveis que mais vêm ganhando investimentos e espaço na sociedade. Só no Brasil, o crescimento foi de mais de 40% de crescimento na geração de energia elétrica, mesmo em ano pandêmico e com diversos impactos econômicos.

Porém, a Energia Solar é renovável não apenas pelo seu impacto positivo no meio ambiente. Isso se dá por ser um meio econômico viável, gerando diversos empregos, com qualidade e em expansão. Em 2020, foram gerados mais de 50 mil empregos no Brasil, atraindo mais de R$ 8 bilhões de investimentos – públicos e privados.

E por que se atentar à métricas ESG é importante?

Os indicadores ESG não são moda passageira, ou mais um conjunto de ideias bonitas, mas que não são colocadas em prática ou importantes. Se você tem esse pensamento, é preciso rever sua percepção e começar a observar o mercado. Especialmente se o seu desejo é expandir o seu negócio. E vamos citar 2 motivos principais para isso e que serão o sucesso da sua empresa:

1 – Os clientes/consumidores buscam um negócio que representem seus ideais. Então, cada vez mais, as pessoas irão consumir de empresas que tenham e defendam as mesmas ideias de mundo, isso inclui modos sustentáveis de geração de energia.

2 – Investidores também avaliam as práticas de meio ambiente, social e de governança. Nesse sentido, os fundos de investimento estão direcionando suas estratégias e atenção para métricas de ESG, pressionando que outros façam o mesmo e só destinem investimentos para empresas que atendam aos requisitos.

Portanto, investir em energia solar é trazer diversos benefícios, que vão muito além da grande economia na conta de energia e independência energética. Ela se torna um dos pontos avaliados para se obter o Certificado de Energia Renovável e adequar as medidas e normas de ESG para sua empresa!

E para montar o projeto certo e eficiente para a sua empresa usufruir do melhor que a geração fotovoltaica pode oferecer, conte com a Dinâmica Solar.

Por Dinamica energia

Energia Solar