Conheça as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica
Você sabia que o Brasil é um dos países mais propícios para a geração de energia, através de fontes renováveis? E, isso não é diferente quando se trata da produção de energia elétrica.
Mas, existem determinadas áreas que são consideradas as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica.
Quer saber quais são? Então confira a seguir:
Quais são as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica?
A busca por alternativas sustentáveis, limpas e que tragam mais economia para o bolso, vem aumentando cada vez mais.
Seja por buscar uma energia renovável, economizar com os altos custos com a energia elétrica ou ambos, esse fenômeno está em ascensão.
Porém, é comum para quem deseja investir nesse negócio — seja para uso pessoal ou até mesmo comercial e investimento — se questionar qual região do país tem mais instabilidade para a produção solar.
Vale lembrar que na avaliação, não basta apenas considerar a insolação da região. Outros incentivos precisam ser levados em conta, como o dos governos para atrair esse investimento, por exemplo.
Seja na redução de impostos para o setor, facilitação da concessão de espaço, entre outros.
Tendo isso em mente, confira a seguir quais são as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica e entenda melhor o porquê isso ocorre:
As regiões com melhor desempenho na produção de energia solar:
Vamos iniciar primeiramente com as regiões. Lembrando que é preciso ter em vista o alto índice de radiação solar não é o fator decisivo para escolher o local certo para investir na produção dessa energia.
Voltando ao foco: As regiões Centro-oeste, Nordeste e Sudeste, são consideradas as mais atrativas nesse sentido. Isso deve ser associado ao kWh X kWp (potência da usina) produzidos ao ano na região.
No mapa acima, podemos perceber que a região sudeste e nordeste são as regiões que mais se destacam.
Isso ocorre porque conseguem produzir mais do que 1500 KWh/kWp.ano, o que torna o local atrativo para o geração de energia e rentabilidade da usina.
E os estados? Quais são os campeões em geração de energia fotovoltaica?
Segundo dados divulgados em 2019 pela ANEEL e Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), o estado de Minas Gerais lidera o ranking, seguido por Rio Grande do Sul e São Paulo.
Essa classificação é feita a partir do potencial de geração de energia solar instalado, comparando a geração dividida pelo restante do país.
Mas, porque será que o estado mineiro está liderando o ranking com 241,9MW?
A resposta é muito simples: investimento do governo no estado na iniciativa em fontes de energia renovável.
Além do fator óbvio de alto índice de luz solar, os mineiros foram pioneiros em isentar o ICMS para os projetos que contemplem a energia solar. Isso atrai investimentos e interessados que desejam instalar essa facilidade em seus locais comerciais e fazendas solares.
Já o Rio Grande do Sul entra nessa lista por ter um alto número de sistemas comerciais instalados. Os gaúchos contam com 500 usinas de geração fotovoltaica, tendo uma média de 189,7MW instalado.
São Paulo vem em 3°, porém, na contramão do estado do sul. Os paulistas contam com um grande número de instalações em residências, garantindo a geração de 156,3MW.
Porque investir em energia solar?
Além de conhecer as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica, agora é hora de entender porque esse é um ótimo investimento.
Segundo a ABSOLAR, o setor de energia solar é um dos setores que mais cresceu, mesmo durante a pandemia resultante do COVID. A expectativa do setor é que chegaremos a 1 milhão de sistemas instalados no ano de 2021.
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o tema, queremos saber o que tem a nos dizer!