Compartilhe

Como funciona a análise de sombreamento em Energia Solar?

Você está pronto para realizar o ótimo investimento nas células fotovoltaicas? Então, está na hora de entender mais sobre o assunto!

Um tema que deve ser prioridade no seu projeto é a análise de sombreamento em Energia Solar.

Não sabe exatamente o que é isso e nem que ele pode arruinar todo o investimento feito? Fique tranquilo, montamos esse material exatamente para te ajudar a compreender o tema e ainda ter umas dicas úteis de como evitar essa dor de cabeça.

Vamos lá?

O que seria o sombreamento em energia solar?

Cada um dos painéis do equipamento foram produzidos exatamente para absorver o máximo possível dos raios do sol.

Entretanto, isso pode ser prejudicado por um fator chamado de sombreamento do sistema fotovoltaico. Ele ocorre quando, no projeto, não são observados fatores que podem interferir no funcionamento do sistema.

Dentre as situações, as que mais são comuns são de prédios vizinhos que podem causar sombra em determinada hora do dia, árvores e demais vegetações próximas.

Leia também: Cuidados para contratação do seu sistema de energia solar

Quais consequências ele pode vir a provocar e porque devo me preocupar com isso?

Como dissemos acima, cada placa é preparada para receber a irradiação e absorver energia. Logo, se por algum momento o sombreamento em energia solar afetar de forma parcial (ou até mesmo comprometer quase todas), o sistema fica ineficiente.

Ele não consegue absorver luz suficiente para produzir em sua capacidade total. Além de não trazer a produção esperada, existe um risco ainda mais preocupante – é prejudicial: o desgaste das células fotovoltaicas.

Como o sombreamento faz com que uma parte receba a luz, enquanto outra fica nas sombras, em vez de absorver e gerar energia, o sistema faz o oposto. O calor recebido é distribuído na parte que está na sombra.

Em um curto período de tempo, todo investimento que você fez no sistema, vai por água abaixo. Isso ocorre porque esse “mau funcionamento” acaba com a vida útil do equipamento e o prejudica de forma irreversível.

Leia também: Conheça as melhores regiões do Brasil para produzir energia fotovoltaica

Então, como consigo evitar isso através da análise de sombreamento em Energia Solar?

Conseguiu perceber o problema gigantesco que você pode ter em não mapear esse ponto no seu projeto de instalação?

Mas, fique tranquilo: essa situação é possível de ser prevista através da análise de sombreamento em Energia Solar. Nessa etapa, é feito um estudo bem estruturado do local onde será instalado o sistema.

Nessa fase, é preciso identificar todos os fatores que venham a causar o sombreamento. Mas, muito além disso: esse estudo é realizado em um software de projetos próprios para energia solar.

Podemos verificar abaixo no posicionamento dos módulos, os objetos que poderiam causar sombreamento na usina (em marrom) e logo abaixo o resultado:

Planimetria da usina:

Resultado de sombreamento afetado na usina:

No estudo acima, conseguimos verificar a perda de geração que esse sistema de energia solar sofreria. Lembre-se, verifique como foi feito seu projeto, pois qualquer erro pode prejudicar e muito seu sistema.

Um ponto importante que precisa de atenção

Dependendo do local de instalação, nem sempre será possível evitar totalmente o sombreamento nas placas fotovoltaicas!

Porém, quando isso é mapeado na análise e incluso no projeto, você sabe corretamente quanta energia seu sistema vai lhe gerar de economia. Nada melhor do que sair como o planejado, não?

Dessa maneira, você não perde dinheiro, faz um investimento consciente e o retorno é garantido!

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conseguiu compreender melhor sobre o tema e como se prevenir? Agora, não deixe de baixar nosso ebook gratuito, para que você conheça as melhores formas de financiamento do mercado.

Por Dinamica energia

Energia Solar