Crise hídrica: a energia solar fotovoltaica é uma alternativa ao alcance de todos

A crise hídrica apenas escancarou o que os integradores de energia solar fotovoltaica já tentavam há muito tempo mostrar aos seus clientes: deixar de depender apenas da energia distribuída pela rede é uma necessidade urgente de todo o Brasil. O país onde o sol mais brilha em todo o mundo não pode ter 65% de sua matriz energética dependendo do regime de chuvas e de obras caríssimas e com impacto ambiental monstruoso.

As residências, comércios, prestadores de serviço e indústria vêm procurando cada vez mais a energia fotovoltaica como alternativa. As vantagens são tão evidentes que o mercado vem crescendo em ritmo acelerado. Se por um lado é preciso ficar atento à qualidade dos instaladores, pois muitos aventureiros entram no mercado tentando se aproveitar, por outro é um sinal que a sociedade está percebendo o quão vantajosa é a energia solar fotovoltaica.

Alternativas inviáveis

Com imensas áreas disponíveis, o Brasil apostou profundamente na força da água para gerar energia. Não há mais áreas para serem alagadas, e as que já foram estão dando cada vez menos conta de gerar a energia que o Brasil precisa para crescer. Com a falta de chuvas que acometeu a maior parte do país no último inverno, e com a expectativa que estas secas sejam cada vez mais frequentes, a crise hídrica é não só uma realidade atual como uma expectativa futura. 

A termelétrica, que é a segunda fonte mais utilizada em nossa matriz energética, é cara, pois os combustíveis, sejam fósseis ou renováveis estão em alta. Além disso, há a enorme desvantagem de ser suja, extremamente poluidora. A nuclear é em tese limpa, mas que porém pode se tornar a mais suja e destrutiva, pois sempre há o risco de catástrofes como Chernobyl ou Fukushima, um risco que não é preciso correr. A eólica é muito cara e depende de investimentos proibitivos. 

Autogeração 

Ou o Brasil avança logo na autogeração de energia elétrica ou os impactos da escassez nos custos da produção e nos gastos pessoais inviabilizarão o crescimento do país. E a energia solar fotovoltaica é a única viável. A energia fotovoltaica é barata, limpa, incentivada, de fácil instalação e com retornos rápidos e garantidos. 

Os custos são acessíveis não apenas pelo preço, mas também pela variedade de linhas de crédito disponíveis no mercado financeiro. Hoje praticamente todos os bancos que operam no país possuem programas de financiamento de energia fotovoltaica. E quando as pessoas orçam os seus sistemas e percebem o quanto podem economizar e ter de retorno, fica muito difícil não pensar seriamente na instalação de um sistema fotovoltaico o mais rápido possível. Em algumas residências com consumo mais baixo, um sistema não custa nem mesmo o valor de um carro popular com mais de dez anos de uso. Já em empresas grandes, a economia gerada em apenas um ano paga a instalação do sistema. 

Investir em energia fotovoltaica, além de colher os benefícios imediatos para a sua residência ou empresa, ainda contribui para que o Brasil dependa cada vez menos da geração hidrelétrica de energia. 

Sustentabilidade

A energia solar fotovoltaica, limpa e advinda de uma fonte inesgotável, que é o Sol (e ainda será por um par de bilhões de anos) pode se tornar um ativo de marketing e um indicador ESG. As empresas que prezam pela sustentabilidade são mais bem vistas pela população. Isso pode significar algo a ser explorado pela empresa em suas estratégias de marketing e propaganda. 

Muitas empresas têm de apresentar bons resultados em indicadores ESG (Ambiental, Social e de Governança) em relatórios para seus investidores. A energia fotovoltaica incide diretamente nos três eixos: ambiental, porque é limpa e de fonte renovável. Social, pois contribui com a sociedade como um todo na alteração da matriz energética. E de governança, pois comprovadamente acarreta em melhores resultados financeiros, sinalizando que a empresa é governada de acordo com as melhores práticas.

Dinâmica

Com o mercado de energia solar fotovoltaica crescendo, é essencial que o cliente tenha à sua disposição uma empresa sólida e com uma trajetória de sucesso e qualidade em seus serviços. A Dinâmica é uma empresa consolidada no mercado, atuando na instalação de energia solar térmica e fotovoltaica desde 2002. Com mais de 110 mil sistemas instalados em todo o território nacional. Gerar energia de uma maneira limpa e sustentável, além de economicamente vantajoso, é a solução não só para a crise hídrica mas uma alternativa ao alcance de todos para que a economia pós-Covid se recupere. E o melhor disso é que não é necessário esperar o governo agir ou a chuva cair: está em suas mãos gerar a sua própria energia, e a Dinâmica está pronta para fazer isso por você.

Acesse o Guia Completo sobre Investimento em Energia Solar Fotovoltaica [AQUI]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *