Como comprar um sistema de energia solar?

Neste texto a gente explica como comprar um sistema de energia solar fotovoltaica da forma mais simples e mais segura possível. No Brasil, tivemos recentes episódios de escassez hídrica, bandeiras tarifárias pesadas e apagões em diversas regiões. A população vem percebendo que a única alternativa viável, rápida e de acesso a qualquer pessoa é a auto-geração. Usando como fonte a mais limpa e inesgotável de todas as tecnologias, a energia solar fotovoltaica está ao seu alcance.

Vamos explicar todos os passos para que a Dinamica possa oferecer a você e à sua empresa o fantástico advento da energia solar. Limpa, barata e acessível a qualquer tamanho de negócio.

Como funciona

Os módulos fotovoltaicos, o nome técnico dos painéis escuros, recebem a luz do sol. Milhares de pequenos dispositivos chamados de células fotovoltaicas, fabricados em material semicondutor, convertem a luz em energia elétrica. Essa conversão cria eletricidade corrente contínua (a mesma de uma bateria, por exemplo). Depois, ela é direcionada a um inversor para ser é transformada em corrente alternada, a energia que temos nas tomadas. Além disso, o inversor sincroniza essa energia com a freqüência e tensão da rede elétrica local.

A produção começa a suprir a energia consumida em sua casa. A partir daí, podemos deduzir que a energia gerada e a consumida são exatamente iguais e o sistema é perfeitamente equilibrado. Apesar do que possa parecer, quase nunca acontece. Isso porque os sistemas instalados em casas ou empresas são “on-grid”, ou seja: interligados à rede da concessionária.

Por isso, todos os sistemas são dimensionados para gerar mais energia do que o consumo médio. Assim, o que não é consumido imediatamente é injetado nos fios da rede elétrica para a concessionária distribuir. Isso vai gerando um um crédito em sua conta de energia. Esses créditos serão abatidos daquilo que será consumido à noite, nos dias de chuva ou de menor insolação. Além disso, esse crédito também será utilizado eventualmente em períodos de consumo maior do que a geração. E por isso é muito importante o próximo passo: o dimensionamento.

Dimensionamento do sistema

Para que o sistema seja rentável e gere a energia necessária tanto para abastecer a unidade consumidora e para gerar a compensação. Para isso, é essencial que tudo seja dimensionado da forma mais correta possível para você comprar um sistema de energia solar fotovoltaica que atenda plenamente suas necessidades.

Para que isso seja feito com maior precisão, a forma mais indicada é a análise da conta de energia elétrica. Um engenheiro especialista em energia solar consegue dimensionar um sistema até pelo valor gasto em reais. Porém, ele fará numa média, e vários fatores devem ser levados em consideração.

Na conta de energia elétrica estão a maior parte das informações que são necessárias para um bom dimensionamento. O dado mais importante é o consumo sazonal, o quanto de energia se consome em cada mês. Alguns lugares precisam de mais energia no inverno, para aquecimento. Outro precisam no verão, para resfriamento. Algumas empresas têm maior produção em determinados períodos. Tudo isso está na conta, nas barras de consumo mensal nos últimos 13 meses.

Outra informação da conta que é importante são os dados da unidade. Se é comercial ou residencial, se é bifásico ou trifásico, qual a tensão. Tudo isso também entra na equação.

A localização é outra informação importante. Se o sistema for instalado no mesmo local onde será aferido o consumo, com o endereço é possível saber o quanto que o sol brilha, o quanto que chove ou fica nublado, qual a melhor angulação para aproveitar o máximo de luminosidade possível. Tudo entra na conta.

O valor pago também é uma informação importante. Através dela será possível planejar qual o tempo do payback (quando o sistema vai ter se pago). Também, a rentabilidade: no caso de um eventual financiamento, o quanto de desencaixe haverá até que o sistema seja pago.

O que fazer para comprar um sistema de energia solar?

A Dinamica faz tudo isso para você. Através de um sistema turn key, o único trabalho que você tem é enviar os dados para a Dinamica e assinar o contrato. A Dinamica se encarrega de todo o restante, incluindo a aprovação do processo de conexão do sistema fotovoltaico junto à distribuidora de energia elétrica. Faz também a instalação, monitora o sistema a distância, e em caso de qualquer necessidade, a assistência técnica está preparada para atender aos clientes, 24 horas durante 7 dias da semana. Com a experiência de quem está no mercado de energia solar desde 2002, a Dinâmica está preparada para oferecer a melhor solução projetos de grande porte. Industriais, comerciais, de serviço ou residenciais. A Dinâmica trabalha sempre com os melhores produtos e com tecnologia de ponta. Assim pode oferecer para você que quer comprar um sistema de energia solar maior economia, segurança e qualidade.

Ainda está em dúvida? Acesse oGuia Compelto que preparamos sobre investimento e financiamento em energia solar:

https://materiais.dinamicaenergiasolar.com.br/investir-em-energia-solar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *