Manutenção das placas fotovoltaicas: fique por dentro

Qualquer sistema requer cuidados e atenções especiais. E a geração solar não é diferente, afinal, apesar de sua resistência, é preciso ter em mente que a manutenção das placas fotovoltaicas é essencial para a durabilidade e eficiência do seu sistema.

E com o crescimento da Energia Solar em São Carlos e o aumento da demanda dessa fonte elétrica, é preciso estar ciente sobre a importância de manter os bons hábitos

Manutenção das placas fotovoltaicas: porque isso é importante?

Um sistema de geração solar é adquirido com a intenção de reduzir custos e aumentar a autonomia do imóvel, dependendo menos das companhias elétricas. Porém, a falta da manutenção preventiva e, principalmente, uma instalação incorreta, podem transformar a solução em uma grande dor de cabeça.

Um exemplo recente que passamos, foi devido as mudanças climáticas enfrentadas no nosso país. Tivemos picos de frio extremo, com algumas regiões batendo recordes de temperaturas negativas e mais baixas dos últimos anos.

Em contrapartida, estamos vivendo agora semanas com os dias mais quentes no meio do inverno, alcançando as temperaturas mais altas nessa temporada, da última década. Essas variações bruscas e climas extremos, sobrecarregam o sistema de geração solar, mais do que você imagina.

A manutenção das placas fotovoltaicas, é recomendada não apenas para realizar a limpeza e garantir que as placas estejam em seu pleno funcionamento. Essa importante etapa, também avalia se o sistema tem todas as peças necessárias, para suportar essas variações bruscas de temperatura e clima.

Energia solar em São Carlos – a importância de cuidar do seu sistema

Com o crescimento da instalação e utilização dos sistemas solares, é comum que comecem a aparecer problemas referente a falta de manutenção das placas fotovoltaicas. E, um erro simples, cometido no momento da instalação, pode colocar seu sistema inteiro a perder e te gerar um grande prejuízo – fora a dor de cabeça.

Olha o exemplo citado pelo jornal da EPTV: nele, um morador da cidade, só percebeu uma falha de instalação quando já foi tarde demais.

A geração fotovoltaica é resistente as variações e temperaturas extremas, principalmente as altas. Porém, para isso acontecer também nos dias de muito frio e com baixa insolação, é preciso que seja inserido junto ao gerador, a válvula anticongelante.

Essa peça pequena e, aparentemente, simples pode colocar tudo a perder e fazer com que perca todo o investimento e prejudique sua geração solar. Ele serve para proteger os equipamentos das variações baixas da temperatura, evitando que as placas percam sua capacidade de converter os raios solares em energia.

Na hora de realizar o seu projeto, escolha bem a empresa que vai realizar essa tarefa

Além de ser mais sustentável, a geração fotovoltaica está crescendo pela demanda de energia mais barata e segura. Com a crise hídrica que vem assolando o país, risco de apagões e conta de luz que não para de subir, ela se torna um sonho de consumo para muitos.

Então, se o seu objetivo é ter economia e mais autonomia com sua energia elétrica, não da para confiar em qualquer empresa para fazer o serviço. Como o caso citado na reportagem, que poderia ter sido evitado com a instalação simples de uma peça, que foi negligenciado no momento da implantação na residencia.

A Energia Solar em São Carlos precisa ter qualidade, confiança e garantia. Só assim, você e o seu imóvel tem a certeza que seu sistema vai suportar o que for necessário e ainda te gerar muita economia.

A Dinâmica é especializada no desenvolvimento de projetos de instalação e manutenção das placas fotovoltaicas. Não deixe seu projeto na mão de quem não é confiável. Acesse nosso site e conheça nossa história e serviços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *