Certificado de Energia Renovável: cresce demanda na América Latina

Você sabe o que significa Certificado de Energia Renovável? Fique tranquilo, nós vamos falar sobre esse importante tema e o que é essa fundamental certificação.

Afinal, nos últimos anos, observamos um forte movimento na sociedade como um todo, pressionando por sustentabilidade, menos poluição e mais cuidados com nossos recursos naturais.

Logo, é notável o “boom” na procura por fontes de energia renovável. Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo na instalação de módulos de energia solar – a geração fotovoltaica.

E isso se tornou um fator muito importante também para os negócios, que não tem mais a opção de ignorarem a sustentabilidade social e ambiental.

Qual a importância para as empresas terem o Certificado de Energia Renovável

Como já abordamos na introdução, existe um forte apelo e grande movimento social pela redução dos impactos ambientais causadas pela sociedade como um todo. E isso não é diferente para os negócios.

A 4ª revolução industrial não está trazendo apenas uma aceleração na tecnologia e inovação. O modo de consumo está se alterando drasticamente: o consumidor não compra mais um produto ou serviço, mas sim a experiência!

Além disso, eles buscam empresas que tenham o mesmo senso de ética e moral que eles, defendendo as mesmas bandeiras. Isso já é percebido em números: de acordo com a pesquisa da Union + Webster, mais de 80% dos brasileiros compram de empresas com o selo de sustentabilidade, não se importando se isso elevará o preço final.

Essa pressão vai muito além do nosso mercado, se estendendo até as poderosas empresas na bolsa americana. Os maiores conglomerados de investimentos já avisaram que retirarão seus aportes, de empresas que não atinjam a meta de zerar as taxas de emissão poluente.

Leia também: Tire todas suas dúvidas sobre módulo solar

O aumento no número de pedidos dos Certificados

Nos últimos 3 anos, já passamos a grande marca de mais de 1 milhão de certificados emitidos e em atividade para empresas.

Esse certificado é emitido para qualquer iniciativa que gere uma fonte de energia renovável: eólica, solar ou biomassa. Porém, pelas características tropicais do nosso país, alto índice de insolação e popularização dos módulos fotovoltaicos, a solar é a que mais cresce e ganha força.

Aqui no Brasil, o certificado de energia renovável é emitido pelo Instituto Totum, que utiliza as normativas e é supervisionado pelo sistema global I-REC (International REC Standard).

Para isso, cada certificação é emitida para cada 1mW/hora de energia que foi utilizada na rede, provinda de uma fonte renovável. 

Os benefícios para o país são imensos: rastreabilidade da fonte de energia, cumprimento de metas e normas internacionais – como o índice de carbono e de sustentabilidade, e permite a captação de mais investimentos internacionais para o setor.

Já para os empresários, as vantagens são significativas! Além de atrair mais consumidores para o seu produto/serviço, o negócio:

  1. Atração de investimento, pois terá o certificado;
  2. Redução dos custos com a energia elétrica.

E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Conheça como a energia solar pode revolucionar o seu negócio e alavancar seu crescimento. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *