Sabia que a indústria brasileira está se tornando cada vez mais sustentável?

Para começar a conversar um pouco mais sobre este assunto, vamos trazer em nosso blog uma série de artigos a respeito da sustentabilidade dentro da indústria brasileira.

Destacamos neste primeiro artigo as prioridades da indústria química em relação à sustentabilidade.

Indústria Química Brasileira: em busca do uso racional da energia

Composta por cerca de 4 mil empresas de pequeno, médio e grande portes, que faturaram US$ 127,9 bilhões em 2017, o setor químico corresponde por 12% do PIB industrial brasileiro.

Com números tão impressionantes, faz todo sentido que o setor invista cada mais em atividades, processos e equipamentos que ajudem a conservar os recursos naturais.

Segundo o estudo, “A química como criadora de soluções para o desenvolvimento sustentável”, realizado pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a indústria química é grande consumidora de energia elétrica. Em algumas empresas, a energia é o principal insumo do processo de produção.

Energia Solar Fotovoltaica nas Indústrias: um benefício e tanto!

Sendo responsável por cerca de 45% do consumo de energia elétrica do país, o setor industrial tem como prioridade garantir que não haja falta de abastecimento de energia.

Neste caso, os consumidores industriais têm buscado introduzir fontes de energias alternativas em seus processos produtivos, a fim de garantir o abastecimento de energia, bem como, ganhos com eficiência energética.

No caso da indústria química, o estudo realizado pela Abiquim apontou os principais resultados das ações do setor químico, para a redução do consumo de energia no setor:

  • Adoção de normas de gestão da série ISO 50000, incluindo programas de manutenção preventiva, edificações projetadas com foco na eficiência energética e sistemas de isolamento térmico mais eficazes;
  • Diversificação da matriz energética na busca de fontes alternativas de energia, contribuindo para a redução no consumo total de energia elétrica. Em 2006, o consumo era de 416 Kwh/ton de produto; em 2015 esse número caiu para 338 Kwh/ton por tonelada de produto.

Sendo assim, as indústrias químicas que buscam a redução de energia em seus processos produtivos, onde maquinários estão ligados praticamente 24 horas por dia, 7 dias na semana, é de extrema importância. E é neste que o sistema solar fotovoltaico pode fazer toda a diferença!

Quando a energia solar fotovoltaica é aplicada na indústria, o principal objetivo é ajudar a reduzir os custos com energia elétrica e garantir uma maior independência das distribuidoras de energia.  Além disto, os sistemas fotovoltaicos são grandes motivadores para que as indústrias se tornem cada vez mais verdes e sustentáveis.

A Dinâmica Energia Solar trabalha com profissionais especializados na implementação de sistemas de energia solar fotovoltaica na indústria. Com mais de 17 anos de mercado, conta com uma equipe de elevado conhecimento nesta tecnologia.

Contate hoje mesmo a Dinâmica e faça um diagnóstico completo da sua indústria. (16) 3419-3000 | comercial@dinamicaenergiasolar.com.brhttp://dinamicaenergiasolar.com.br/solicite-uma-proposta/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *