Usina solar em pleno funcionamento na Santa Casa de Araraquara
Você está sabendo do mais novo mega projeto da Dinâmica Energia Solar?
Desde o ano passado, fizemos um mega planejamento para instalar uma usina solar fotovoltaica com potência de 137 kWp no hospital filantrópico Santa Casa de Araraquara.
Todo o projeto da usina foi idealizado e desenvolvido pela empresa Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Esse mega programa contou com o investimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – que aportou mais de R$450 mil. Além da instalação da usina propriamente dita, também trocamos todas as lâmpadas comuns do hospital, pelas econômicas e duradouras de LED.
Porque instalar uma usina solar em um hospital?
Para seu bom funcionamento, o hospital precisa de diversos equipamentos – sejam eles para realização de exames, ou até para realizar todo suporte à vida.
Logo, todo esse aparato, leva a um alto consumo de energia elétrica – e, obviamente, eleva seu custo operacional.
Porém, instituições como a da Santa Casa são consideradas filantrópicas. Essas entidades são particulares, porém, sem fins lucrativos.
Logo, sobrevivem com doações, atendimentos particulares e aporte do Sistema Público de Saúde para garantir seu funcionamento.
E, nem sempre essa conta fecha! Esses hospitais são fundamentais para o serviço de qualidade e acessível para todos. Porém, não é difícil encontrar muitas Santas Casas com problemas para continuarem funcionando.
Logo, toda redução de custo e economia gerada, significa mais dinheiro para investir em mais equipamentos e aumentar o atendimento para a população.
A instalação de uma usina solar, vem com 2 ótimas propostas: economia e sustentabilidade ambiental!
E o que o projeto contemplou e quais seus números?
Para a instalação, foram colocados 264 painéis solares, mais os devidos inversores. Ao todo, a duração de todo esse projeto foi de quase 12 meses, devido a sua complexidade e importância.
A CPFL informou números impressionantes dessa execução: com todo o sistema em completo funcionamento, o hospital vai poupar mais de 200 MWh ao ano. Mas, você consegue imaginar isso em reais?
Na conta da instituição, ela vai poder contar com mais de R$91 mil ao ano, com a economia gerada pelo uso da usina solar. Incrível não?
Além de todo esse benefício, esse tipo de projeto é mais um degrau na longa jornada para a sustentabilidade ambiental. Afinal, é um ótimo exemplo a ser seguido e mostra os esforços em atingirmos esse sonho.
Segundo o próprio diretor-geral da Santa Casa de Araraquara, Rogério Bartkevicius, toda essa economia será 100% revertida em novos investimentos para atender melhor seus pacientes.
A seguir, deixamos uma fala de nosso gerente comercial Artur Cantador Bernardo, publicada pelo Canal Solar:
“É graficamente para nós da Dinâmica Energia Solar ajudarmos as pessoas da nossa sociedade. A Santa Casa de Araraquara deverá reduzir seus custos, com isso poderá destinar essa economia para compra de novos equipamentos e para a melhoria da unidade”, destacou Artur Cantador Bernardo, gerente comercial da Dinâmica Energia Solar.
Nós, da Dinâmica Energia Solar, temos o compromisso de levar a melhor tecnologia fotovoltaica para a sua empresa, unindo sustentabilidade e economia na mesma equação.
Conte para nós aqui nos comentários, o que achou da ação e deixe também sugestões, participe conosco dessa transformação!
Energia Solar
Outras matérias que você pode gostar!
Crise hídrica: a energia solar fotovoltaica é uma alternativa ao alcance de todos
Ler mais →Energia Solar

Como comprar um sistema de energia solar?
Ler mais →Energia Solar

Crise hídrica: como a matriz energética afeta a competitividade
Ler mais →Energia Solar

Energia solar é renovável e faz parte de indicadores ESG para empresas
Ler mais →Energia Solar
