Compartilhe

Os cuidados que você precisa ter com o sistema de Energia Solar

Nos últimos anos, é notável o crescimento da procura e investimento em Energia Solar. E, não é para menos: o retorno é rápido e a economia gerada já a curto prazo, são fatores extremamente atrativos.

Além disso, os sistemas fotovoltaicos são uma das fontes de energia limpa e renovável. Ou seja, sendo a sustentabilidade uma preocupação mundial devido ao aquecimento global.

Desde 2016, apesar da grave crise econômica que o país se encontrou, os números de instalações dos sistemas de Energia Solar só disparou!

Segundo a Agência Brasil de Comunicação, o Brasil já está entre os 20 países que mais geram e utilizam energia proveniente da geração fotovoltaica.

Porém, você sabe quais cuidados o seu sistema de Energia Solar necessita?

O sistema de Energia Solar traz muitas vantagens, isso é um fato já conhecido. Porém, para o seu bom funcionamento e durabilidade, é necessário que os devidos cuidados e manutenções sejam prioridade.

Entretanto, é comum surgir diversas dúvidas para quem está investindo nessa tecnologia. Pensando nisso, montamos esse conteúdo!

Abaixo, separamos algumas precauções extremamente necessárias, para que você possa usufruir do melhor que seu sistema possa trazer. Vamos lá?

1 – Atenção especial aos módulos fotovoltaicos:

Os módulos são a fonte de captação dos raios solares. Se eles não estão em bom funcionamento, seu sistema de Energia Solar não será eficiente e pode acarretar diversos prejuízos.

Portanto, é fundamental que esteja na sua rotina observar o estado das células. O recomendado é realizar esse procedimento a cada 6 meses, observando os seguintes itens:

  1. Limpeza e estado dos módulos: por estarem expostas às condições externas, é natural que elas fiquem sujas ou sejam submetidas a condições extremas como chuva de granizo. Logo, observe a quantidade de sujeira acumulada – lembrando que se os módulos estiverem com muita sujeira, o sistema não funcionará e poderá ter sobrecarga.
  2. Acúmulo de água: outro fator natural, uma vez que a posição e inclinação das placas possa levar a junção de água após as chuvas. Caso isso ocorra com frequência, solicite a uma equipe especializada o ajuste da inclinação.
  3. Sombreamento: em outro conteúdo, já abordamos sobre esse problema. O sombreamento ocorre quando algo no ambiente faz sombra sobre as placas, durante o dia inteiro ou em parte dele. Isso pode acabar com a vida do seu sistema e gerar graves prejuízos.

2 – Para auxiliar, que tal um software de monitoramento?

Se você ainda não tem, então é uma boa alternativa considerar essa possibilidade. Ele será um grande aliado para te ajudar a observar de maneira eficiente os dados do seu sistema.

Com ele, é possível analisar em tempo real as informações da eficiência da geração de energia. Sendo assim, você pode notar com mais facilidade se o seu sistema de Energia Solar pode estar sofrendo com os problemas apresentados anteriormente.

3 – Você possui um sistema off-grid? Então, fique atento as baterias

Para quem possui esse sistema, as baterias são os itens primordiais do sistema de Energia Solar. Afinal, elas são muito mais sensíveis (e incrivelmente mais caras) do que as placas fotovoltaicas.

Algumas dicas úteis para esse tipo de sistema:

  1. As baterias estão limpas? Se tiver sujeira acumulada, limpe cuidadosamente os terminais, seguindo as recomendações de segurança.
  2. Fique de olho nos níveis dos eletrólitos: no manual vem instruções de como aferir esses níveis e garantir que estão seguros.
  3. Sempre cuide da carga: Como qualquer bateria, deixar ela descarregar mais do que o recomendado acaba prejudicando sua vida útil de todo o sistema. Utilize controladores de carga e monitoramento das baterias!

4 – Cheque sempre os inversores e controladores de cargas:

Esses itens são os que menos exigem manutenção. Porém, todo cuidado é pouco e podemos perceber que um fator que parece ser simples, pode acarretar problemas sérios para o seu sistema de Energia Solar.

A limpeza e o aperto dos cabos e conexões dos terminais, é um aspecto fundamental para essa parte. Deixe-os livres de sujeiras e umidade, verificando se está tudo em ordem e no lugar.

A sinalização indica se o sistema está em bom funcionamento, ou enfrenta problemas. Sem isso, você pode não perceber situações de risco e, se notar qualquer coisa queimada, chame a manutenção imediatamente!

E, por último e não menos importante, se o seu sistema conta com o cooler para resfriamento, verifique se ele está com bom desempenho. Qualquer anormalidade notada, chame imediatamente a assistência técnica.

E aí, gostou das nossas dicas de como ter os cuidados com seu sistema de Energia Solar? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de conteúdos que vão te ajudar a ter o melhor da energia fotovoltaica?

Por Dinamica energia

Energia Solar