Compartilhe

Energia Solar em Fazendas: conheça os benefícios

O principal objetivo de todo produtor, ao investir na Energia Solar para Fazendas, é reduzir os exorbitantes gastos com a conta de luz. Especialmente frente à crise hídrica e tarifas em níveis altíssimos.

Porém, a instalação de painéis solares no campo pode trazer outro benefício ainda mais vantajoso para você, especialmente se tem criação. Confira à seguir:

Energia Solar em Fazendas

Para as fazendas com criação de gado, especialmente as leiteiras, os custos com energia elétrica tradicional são um verdadeiro desperdício de recursos. É um dinheiro gasto que nunca mais será recuperado e é um valor que não pode ser investido no que realmente importa.

Afinal, são diversos equipamentos que precisam de rede elétrica, especialmente o de ordenha e tratamento do leite retirado. E são aparelhos que tem alto consumo de energia, sendo impossível encontrar maneiras de economizar.

Por isso, está se tornando cada dia mais comum a instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em fazendas.

Para se ter uma ideia, realizaremos uma simples comparação, estimando o investimento inicial x retorno a médio e longo prazo:

Uma instalação de Energia Solar em Fazendas de cerca de 1.000 m² custa em torno de R$ 500 mil. A capacidade de geração desse sistema consegue suportar toda a demanda energética para produção de leite.

O retorno anual desse investimento é uma economia de aproximadamente pouco mais R$ 100 mil, podendo recuperar o total investido inicialmente em 4 à 5 anos. Fora a economia, você contribui para uma produção mais sustentável e limpa.

E além da economia e investimento, qual outro benefício?

Fora a vantagem mais evidente, que é economia e mais independência, existe um outro benefício ainda mais interessante ao optar pela Energia Solar em Fazendas: o bem-estar dos animais.

Estamos vivendo o período mais seco dos últimos 90 anos. Sem chuva, a vegetação sofre e o calor fica ainda mais evidente, associado ao tempo seco. Os animais, especialmente os bezerros, sofrem com esse clima, colocando a sua saúde em risco e dando prejuízos

Descobrimos, junto ao nossos clientes, que os painéis solares vão muito além de captar a energia fotovoltaica: eles servem de abrigo aos bezerros, contra o sol castigante. Nessa mesma proporção de instalação que citamos acima, aproximadamente 50 animais podem se beneficiar da sombra gerada.

Com isso, mais bem-estar e cuidado com a saúde do seu gado. E aí, está convencido dos benefícios que a Energia Solar pode trazer para a sua fazenda? Entre em contato com um de nossos especialistas e traga o seu projeto para a empresa referência no mercado.

Por Dinamica energia

Energia Solar