Energia solar e busca profissional na área
A busca por mais sustentabilidade e energias renováveis e mais baratas é uma tendência que veio para ficar. Não dá mais para ignorar, ou fingir que essa mudança não está ocorrendo. E a energia solar em São Carlos é referência para todo o país.
Mas esse movimento não beneficia somente os consumidores, que conseguem diminuir seus custos com energia elétrica e ainda serem mais autônomos. A economia da região também é fortalecida e, em épocas de crise como a que vivemos, a geração de empregos começa a se acelerar. Entenda mais a seguir:
Energia Solar em São Carlos: um aquecimento na geração de empregos
A pandemia que assolou o mundo causou grandes e significativos impactos na economia e geração de empregos. Com isso, se instaurou uma insegurança em diversos setores.
Porém, a geração fotovoltaica, demonstrou que está na contramão dessa tendência. Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a projeção de crescimento de empregos nesse setor para o ano de 2021, é de até 70%.
No ano de 2020, o total de empregos gerados foi 86 mil. Para o ano de 2021, serão mais de 110 mil postos de trabalho, o que em números gerais, representam mais de 370 mil empregos diretos gerados pela geração de energia solar.
Os aumentos abusivos e insustentáveis na conta de energia, associado a pior crise hídrica vivenciada em 90 anos, acelerou mais o processo e busca por esse método limpo de geração.
E a Energia Solar em São Carlos não fica fora dessa tendência e acompanha a geração de empregos no setor. Isso, estamos citando empregos diretos – existe também o fortalecimento de postos de trabalhos de outras indústrias e serviços atrelados a geração fotovoltaica.
Aumento na procura de especialização e qualificação
Visto a crescente demanda dessa mão de obra, não é de se estranhar que os cursos e especializações profissionais, também tenham sentido um significativo aumento na procura por essas formações.
Um levantamento feito por uma das empresas especializadas em formações sobre energia solar, a Elektsolar, mostrou que no último ano a procura teve um acréscimo de 50%, quando comparado ao ano anterior.
Além disso, outras plataformas de ensino tradicional, como o Senai, também notaram um aumento expressivo nas inscrições e matrículas das suas especializações no setor. E isso é uma ótima notícia para a geração de energia solar em São Carlos, que precisa de mão de obra qualificada para suprir as demandas crescentes de instalação.
Energia fotovoltaica é muito mais do que uma forma de gerar energia
A energia solar traz diversos ganhos, tanto para quem instala, como para toda a sociedade. Ela é uma fonte 100% limpa, renovável e não poluente, o que é um ponto fundamental, especialmente frente ao momento que o planeta demonstra os efeitos já catastróficos da ação humana.
Mas, também está se mostrando uma indústria sólida e com boas prospecções de crescimento. Isso para a economia e geração de empregos – que está sofrendo com as crises econômicas – é um sinal claro de esperança por dias melhores.
Investimentos públicos crescem anualmente, com estruturas bem definidas e destinadas para o setor. E isso atrai ainda mais o investimento privado, que busca medidas sustentáveis para aportar dinheiro.
A geração fotovoltaica é bom para todos, principalmente para um país que quer estar junto ao futuro. E claro que a Energia Solar em São Carlos irá acompanhar essa tendência e continuar sendo referência para São Paulo e todo Brasil.
Energia Solar
Outras matérias que você pode gostar!
Sua empresa é competitiva? O sistema de energia solar vai te ajudar!
Ler mais →Energia Solar

Manutenção das placas fotovoltaicas: fique por dentro
Ler mais →Energia Solar

Entenda a PL 5829/2019 – marco legal da geração própria de energia
Ler mais →Energia Solar

Dinâmica Energia Solar agora tem loja em São Carlos
Ler mais →Energia Solar
