Energia solar: o que é e como funciona?

É certo que a conta de energia elétrica consome uma boa parte do seu orçamento, não é mesmo? Mas você sabia que pode economizar – e muito – com a energia solar? Aliás, sabe como ela funciona? Continue neste artigo para saber mais sobre o assunto!


O setor de painéis fotovoltaicos está em ritmo acelerado de crescimento, no Brasil, já que o País é um dos que têm uma incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadrado mais do que Estados Unidos, China e Alemanha, por exemplo.

Para você ficar ainda mais por dentro deste assunto, vamos mostrar os seguintes pontos no conteúdo: Onde surgiram os primeiros painéis solares, como funciona a tecnologia, solução para os problemas e contratação de empresas.

Boa leitura!

Como funciona a energia solar?

Para você que gosta de um pouco de história, a primeira célula fotovoltaica foi apresentada ao público em 1954. Depois disso, a popularização foi enorme. Esse efeito fotovoltaico nada mais é do que produzir energia elétrica, a partir de uma fonte luz nesse caso o Sol.

É importante lembrarmos que a corrente criada pelos painéis é contínua e a que utilizamos em nossas casas e empresas, para ligar os equipamentos eletrônicos, é alternada, por isso, é necessária uma transformação na corrente.

Toda essa transformação ocorre no inversor e, então, a energia elétrica está pronta para ser utilizada.

A eficiência da conversão é medida pela proporção de radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Normalmente, as células mais eficientes proporcionam 25% de eficiência.

Fonte alternativa de energia

Para você que está quebrando a cabeça para pagar a conta de energia do mês, o uso de painéis fotovoltaicos pode ser a melhor solução.

É importante lembrarmos que as usinas de energia solar não geram impacto ambiental, ao contrário das hidroelétricas e das termoelétricas.

Em 2017, o governo federal precisou reativar três termelétricas para conseguir suprir a produção de energia elétrica no Brasil.

Como dissemos acima, o grande problema nessa ativação deste tipo de usina é o seu alto impacto ambiental, já que são grandes produtoras de gases nocivos à atmosfera. 

Muitos não sabem, mas as torres de resfriamento das termelétricas ficam submersas no mar, o que acaba interferindo também na vida marítima do local.

Já as hidrelétricas causam grandes impactos ambientais, pois alagam áreas do tamanho de uma cidade de porte pequeno, além de separar animais do seu habitat natural.

Estudos também já provaram que este tipo de usina produz substâncias responsáveis pelas chamadas ‘chuvas ácidas’.

Energia solar na sua casa ou empresa

A instalação da energia solar, em sua casa, ou empresa, traz inúmeros benefícios:

  •  Sem burocracia: Você instala a energia solar sem precisar da burocracia dos órgãos públicos. Sabemos o tanto de tempo que pode levar até chegar energia até sua empresa, ou residência. Principalmente se elas estiverem na zona rural. Com painéis fotovoltaicos, isso é simples e rápido.
  •  Ecologicamente correta: Em tempos de preocupação com o meio ambiente, a energia solar é limpa e renovável. Ela diminui a emissão de gás carbônico e os impactos ambientais da produção de energia.

Com impulso de geração distribuída, a energia solar cresceu no Brasil, em 2019, mais de 40%. Esse é o resultado de uma tecnologia relevante, que com certeza chegou para ficar e trazer mais conforto e economia para os brasileiros.

Ficou interessado em obter mais detalhes sobre a energia solar? Entre em contato conosco. Não esqueça também de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das informações sobre o setor!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *